S.O.S- Uma interpretação da letra completa

Por Isaias Costa

"Me leve com você pra onde você for..."
“Me leve com você pra onde você for…”

Eu me acho muito parecido com o Raul Seixas em muitos pontos. Não é à toa que falo sobre ele o tempo todo, escuto suas músicas o tempo todo, e tento seguir aquilo de melhor que ele tinha a nos ensinar, principalmente o lado questionador, o lado crítico, de alguém que não engole tudo o que esse sistema doente quer nos transmitir.

Eu li em uma excelente página do facebook chamada “Falando de Raul”, uma interpretação absolutamente incrível de sua música S.O.S, escrita provavelmente por um dos seus administradores.

Nesta música o Raul está com todas as letras “pedindo socorro”, por isso o nome S.O.S, pois este mundo não é o mundo ideal que ele gostaria de ter vivido e acharia muito melhor viajar pelo universo com o moço do disco voador. Que a leitura desta interpretação lhe leve a uma boa reflexão…

Interpretação: Raul Seixas – S.O.S.

Dessa vez vamos ver o que Raul escondeu por trás da música S.O.S. uma musica que mostra o desapego de Raul pelas coisas desse mundo miserável . Ele também fala sobre a teoria dos espíritas, de que os evoluídos espiritualmente vão para outros mundos distantes viverem com civilizações também evoluídas , Raul pede para que o levem para esses mundos já que aqui as pessoas são apegadas demais as coisas materiais e se esquecem de tudo que poderiam fazer e conhecer , apenas obedecem ordens e agem como um formigueiro na mão dos capitalistas, se comportando uns como os outros , enfim vejamos o que
Raul tem a dizer sobre essas pessoas e sua necessidade de conhecer coisas além desse mundo:

S.O.S.

Hoje é domingo
Missa e praia
Céu de anil
Tem sangue no jornal
Bandeiras na Avenida Zil…
Lá por detrás da triste
Linda zona sul
Vai tudo muito bem
Formigas que trafegam
Sem porque…

Nesse trecho se fala sobre um dia normal , um domingo onde como sempre os jornais falam a morte e as pessoas acham que esta tudo muito bem, porque já estão “acostumadas” a ver todas as desgraças do mundo, outro trecho fala sobre as formigas, que obviamente são as pessoas que acham que gastam suas vidas trabalhando como escravos sem receber o que merecem e tendo a sua vida sugada por capitalistas que só se importam com o dinheiro.

E da janela
Desses quartos de pensão
Eu como vetor
Tranquilo eu tento
Uma transmutação…

Essa parte demorei muito para entender , mas com uma ajuda, eu finalmente achei uma teoria “aceitável” , Raul compara a janela dos quartos de pensão com a sua vida, mas quartos de pensão não são a melhor coisa do mundo. Vetor, nesse caso significa transmissor de algo, ou seja, Raul diz que na sua posição de cantor (transmitindo a sua música) tenta transmutar (mudar) algo nele e em nós , ele tenta evoluir sua mente e nos ajudar a evoluir também.

Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Do Disco Voador
Me leve com você
Prá onde você for
Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí…
Andei rezando para
Tótens e Jesus
Jamais olhei pr’o céu
Meu Disco Voador além…

Essa parte só confirma mais minha interpretação, Raul pede a o moço do disco voador que o leve para algum lugar melhor que aqui, já na segunda estrofe ele fala algo sobre religião, enquanto as pessoas se preocupam em pagar dízimos e usar apenas as roupas “permitidas pela igreja” esquecem que religião e Deus é algo superior a tudo isso , é evolução de si próprio de sua mente , de sua alma, afinal de contas será que Deus , o criador do céu e da Terra , e de todo o Universo se preocupa com a roupa que você veste??

Já fui macaco
Em domingos glaciais
Atlântas colossais
Que eu não soube
Como utilizar…
E nas mensagens
Que nos chegam sem parar
Ninguém, ninguém pode notar
Estão muito ocupados
Prá pensar…

Enquanto as pessoas se preocupam com suas roupas, com o que os outros vão achar delas , com novelas e outras besteiras , as respostas estão aí na nossa frente basta apenas abrir os olhos e “sair da caverna”.

Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Do Disco Voador
Me leve com você
Prá onde você for
Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí…
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí!
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí!…

Fonte: https://www.facebook.com/falandoderauls

  • Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]
S.O.S- Uma interpretação da letra completa

Um comentário sobre “S.O.S- Uma interpretação da letra completa

Deixe um comentário

