O empreendedor Raul Seixas

Por Isaias Costa

Raul-Seixas

Você sabia que o Raul Seixas foi um grande empreendedor? Sabe por quê? Porque ele fez uma revolução na música brasileira, mostrando sem medo os seus pensamentos questionadores e seu estilo “maluco beleza”. Estava lendo um trecho do livro “Raul Seixas: uma antologia”, de Sylvio Passos que me chamou muita atenção para esse ponto:

Foram os Beatles que me deram a porrada. Foi quando os Beatles chegaram e passaram a cantar as próprias coisas deles que eu vi, poxa, estes caras estão cantando realmente a vida, estão dizendo o que há pelo mundo, o que pensam. Então eu posso fazer a mesma coisa, dizer exatamente o que eu penso em minhas músicas. Foi quando eu comecei a compor, juntando tudo no meu caderninho”

Raul Seixas

Eu fiquei absolutamente fascinado por essas palavras. Elas mostram o espírito empreendedor do Raul Seixas. O que é ser empreendedor? É seguir o seu próprio caminho rumo ao sucesso, acreditando nos talentos pessoais e lutando para atingir os objetivos, sempre se espelhando nos melhores. Sempre tendo os melhores como referência. Por que será que o Raul se tornou um mito? Com certeza a sua imensa inteligência contribuiu bastante para isso, mas tenho certeza que as suas influências musicais contaram bem mais do que sua inteligência em si.

As grandes referências

Isso é muito interessante, pois pode ser levado para todos os campos profissionais. Eu estou seguindo o caminho da escrita e da educação, então procuro as maiores referências nestas áreas, se alguém é do ramo do direito, deve procurar os melhores, o mesmo para Administração, Medicina, Química, Teatro etc.

Vale ressaltar esta frase: Então eu posso fazer a mesma coisa, dizer exatamente o que eu penso em minhas músicas. Eu penso desta mesma forma e isso me faz cada vez mais acreditar que estou no caminho certo. Já falei em posts anteriores e, principalmente, no meu e-book “Descobrindo um novo sentido no viver”, que já quis seguir o caminho acadêmico para me tornar pesquisador, mas o fato de ter que me especializar em um única área e ficar sempre estudando a mesma coisa, nunca me agradou tanto, e hoje sei que jamais seria plenamente feliz seguindo esse caminho. Então o que eu fiz e continuo fazendo? Seguindo meu próprio caminho e escrevendo os meus próprios textos, expondo os meus pensamentos da maneira que eu gosto, com os assuntos que eu gosto, quando quero e tendo uma liberdade que eu nunca poderia ter na universidade. Para mim é quase um êxtase escrever sobre o Raul Seixas, quem me conhece sabe o quanto eu sou fã dele. Eu não troco por nada a oportunidade de publicar um texto como esse para seguir uma carreira acadêmica, aprendendo “cada vez mais de cada vez menos”, como diria o mestre Rubem Alves. Se quiser ler mais sobre isso, deixo o link com o meu e-book gratuito abaixo.

E-book: descobrindo um novo sentido no viver

Outro detalhe importante que mostra o lado empreendedor do Raul Seixas é o quando ele fala que levou uma porrada dos Beatles chegando com suas próprias canções. Antes disso ele ficava vagando com seus milhões de pensamentos desconexos, ficando apenas na sua mente ou no máximo em algum rabisco sujo. Ele trabalhava como produtor musical, se escondendo atrás dos discos. Permanecer assim levaria o Raul Seixas para onde? Para lugar nenhum! Porém, ele teve essa “sacada”, esse “insight”, vendo os Beatles e o sucesso que eles estavam conquistando. O Raul era um cara muito ambicioso, ele queria ser o melhor e fez acontecer isso. É uma pena que ele tenha morrido tão precocemente por conta de sua vida sem limites e cheia de vícios. Se você ler um pouco sobre a vida dos grandes empreendedores do mundo vai descobrir que houve um tempo no início de suas empreitadas em que sentiram medo, receios, sentimentos de inferioridade, mas levaram uma porrada que os levaram a ter suas brilhantes ideias. Com o Raul não foi diferente, essa porrada veio com os Beatles. A minha porrada veio, principalmente, com o curso de Física, que me levou a buscar um intenso caminho de autoconhecimento, que desembocou em uma mudança de carreira e no surgimento de um novo escritor brasileiro chamado Isaias Costa.

Esse é o empreendedor Raul Seixas. Espero que o exemplo dele tenha feito você pensar e tenha lhe motivado. Ahh! Se você ainda acha que não pode se tornar um empreendedor,replico as palavras do grande empresário Flávio Augusto: EMPREENDER É PARA TODOS, para mim, para você, para o carteiro, o padeiro, o pipoqueiro, o trocador de ônibus, o gari, a recepcionista, TODOS, sem exceção. Vamos ser empreendedores?…

O empreendedor Raul Seixas

Deixe um comentário

