Uma vida plena é uma vida autêntica

Por Isaias Costa

raul_seixas
Esse sim era um cara autêntico…

Uma das virtudes do Raul Seixas que mais me faz admirá-lo e tê-lo como referência na minha vida é a sua AUTENTICIDADE. Ele foi um dos homens mais autênticos que esse nosso país já teve a honra de receber. Ele buscava viver em plenitude, e buscou tanto isso que acabou não se dando limites aos seus inúmeros desejos. Farei uma breve reflexão sobre essa sua grande virtude, a partir de algumas palavras do filósofo e escritor Lou Marinoff.

“Pode ser que você precise de uma coragem considerável para cultivar o seu talento, especialmente quando isso o levar a explorar caminhos desconhecidos ou o conduzir por outros que sejam diferentes dos percorridos por sua família, por sua comunidade ou por seus amigos. Porque coragem significa mais do que mostrar bravura em tempos de combates mortais, desastres naturais, risco financeiro ou outros perigos iminentes; também significa ser corajoso o bastante para ser você mesmo diante da pressão da família, da comunidade ou dos amigos que desejam que você entre nos moldes que eles vislumbravam para você. É necessário coragem para levar sua própria vida de maneira autêntica, em vez de uma vida que os outros traçaram para você. Uma vida plena é uma vida autêntica.”

Lou Marinoff

Ele fala sobre a CORAGEM. Só é possível viver de forma autêntica tendo coragem. O Raul sempre nutriu essa coragem e marcou para sempre seu nome na história da música brasileira e nos corações dos milhões de fãs que ele deixou.

A palavra coragem

Em minha opinião, as palavras mais bonitas desta citação são essas: “É necessário coragem para levar sua própria vida de maneira autêntica, em vez de uma vida que os outros traçaram para você”. Certamente o Raul viveu isso na pele diversas vezes. A sua mais clássica música que reflete essa realidade é a “Metamorfose ambulante”, na qual ele diz: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Ou na música “Mamãe eu não queria” que mostra a influência negativa que a família pode ter ao interferir nas escolhas e sonhos pessoais. Nesta música temos a seguinte frase logo do início: “Larga dessa cantoria menino! Música não vai levar você a lugar nenhum…”. Ele queria seguir o seu próprio caminho, não queria seguir regras, seguir um caminho já trilhado por alguém, ele queria ser AUTÊNTICO, fazer algo novo, algo só seu, algo com suas características próprias, com seus desejos, pensamentos, anseios, medos etc. O Raul foi muito corajoso em compor canções extremamente críticas em um período pesado de ditadura militar, na qual poderia facilmente ser assassinado ou condenado a muitos de prisão. Ele utilizou sua enorme inteligência para escrever críticas sutis em suas músicas, críticas estas que o governo nem se dava conta e tocava nas rádios para todo mundo ouvir.

Quantas pessoas na nossa sociedade deixam de ter uma vida plena e autêntica por puro medo, comodismo, conformismo, falta de ousadia etc? Eu mesmo, já sofri muito por ter medo de seguir meu próprio caminho e não querer desapontar meus pais, irmãos, amigos, família. Eu me inspirei e ainda me inspiro muito no Raul para seguir firme no meu caminho. Desenvolvi em mim um desejo imenso de crescer como escritor e pouco a pouco estou conseguindo esses progressos. Precisei e continuo precisando de muita coragem, e o grande Raul é dos homens que me dão essa coragem de seguir em frente. Tive grandes revoluções na minha vida, hoje escrevo sobre temas filosóficos, psicológicos e teológicos, mas há poucos anos só pensava em Matemática e Física e meu sonho era ser professor universitário e pesquisador, sonho que mudou completamente. O que precisei para mudar radicalmente os meus sonhos? Precisei ser AUTÊNTICO. E estou aqui hoje para incentivá-lo também, sempre inspirado no meu grande amigo Raul Seixas.

Vá a luta! Realize seus sonhos! Tenha muita coragem! Seja você mesmo e não queria simplesmente agradar as outras pessoas, queira o melhor para você e sua felicidade. Lembre-se sempre: Uma vida plena é uma vida autêntica…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Uma vida plena é uma vida autêntica

Deixe um comentário

