A geração da luz

Por Isaias Costa

Essa luzinha é o Raul Seixas...
Essa luzinha é o Raul Seixas…

O Raul, com sua enorme inteligência e criatividade, compôs uma música com tom profético e que farei uma breve reflexão, trata-se da música “A Geração da luz”, a música com a letra completa estão logo abaixo:

Eu já ultrapassei a barreira do som
Fiz o que pude às vezes fora do tom
Mas a semente que eu ajudei a plantar já nasceu!!

Eu vou, eu vou m’embora apostando em vocês
Meu testamento deixou minha lucidez
Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu!!

Quando algum profeta vier lhe contar
Que o nosso sol tá prestes a se apagar
Mesmo que pareça que não há mais lugar
Vocês ainda têm, vocês ainda têm
A velocidade da luz pra alcançar
Vocês ainda têm, vocês ainda têm
A velocidade da luz pra alcançar

Além, depois dos velhos preconceitos morais
Dos calabouços, bruxas e temporais
Onde o passado transcendeu há um reinado de paz!!

Vocês serão o oposto dessa estupidez
Aventurando tentar outra vez
A geração da luz é a esperança no ar!!

Quando algum profeta vier lhe contar
Que o nosso sol tá prestes a se apagar
Mesmo que pareça que não há mais lugar
Vocês ainda têm, vocês ainda têm
A velocidade da luz pra alcançar
Vocês ainda têm, vocês ainda têm
A velocidade da luz pra alcançar

****

Esta música está falando sobre o grande legado deixado pelo Raul e que ele já deixou antecipado em sua letra. Ele começa dizendo: “Eu já ultrapassei a barreira do som. Fiz o que pude às vezes fora do tom. Mas a semente que eu ajudei a plantar já nasceu”. Essa semente que ele ajudou a plantar foi a sociedade alternativa, além de toda a filosofia transmitida em suas músicas. Acho genial quando ele fala que ultrapassou a barreira do som, ou seja, ele teve aquela “visão além do alcance”, que quase ninguém tem. Ele fala isso com orgulho (o cara sempre soube que era incrível…). E sabe de outra coisa interessante? Esse “fora do tom” não é a sua voz fora do tom, que por sinal era muito bonita e afinada. Esse “fora do tom” eram as letras geniais escritas nos anos de chumbo da ditadura militar, época na qual a censura barrava quase todas as novas composições dos artistas, mas como os generais eram muito burros, não entendiam o que o Raulzito queria dizer e deixavam suas músicas serem gravadas e lançadas nas rádios (Para nossa alegria…).

O Raul plantou sua semente, que já na sua época nasceu e floresceu. Logo em seguida ele diz: “Eu vou, eu vou m’embora apostando em vocês. Meu testamento deixou minha lucidez. Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu…”. Nessa parte ele espera que as gerações futuras continuem professando suas ideias e a sociedade alternativa. Eu estou fazendo isso através desse blog e isso me deixa orgulhoso de ter ouvido seu clamor… O Raul deixou sua lucidez que um dia foi chamada de loucura e hoje é absolutamente chamada de genialidade por todos. Até quem não gosta dele tira o chapéu para a sua genialidade, o Raul é um mito mais do que incontestável. Não é à toa que nós, os seus fãs, sempre dizemos: “Raul Seixas não morreu…”.

Ele aposta muito nessa geração da luz dizendo que ela será o oposto dessa estupidez, que era a geração do seu tempo. Pode até soar engraçado o que eu vou dizer agora, mas acredito que o Raul ficaria ainda mais “arretado” se vivesse no nosso tempo e visse o lixo musical e cultural que está se alastrando. As músicas só falam “Lek lek lek”, “Lepo Lepo”, “Ahh Ahh Ahh Ehh Ehh Ehh Ohuouo”, “Beijinho no ombro”, “Minha eguinha pocotó, pocotó, pocotó”, “Prepara que agora é a hora…”., “Piri, pi, pi, piri, piradinha”, “Nossa! Nossa! Assim você me mata”… Meu Deus do céu! A que ponto nós chegamos! Acho que o Raul não suportaria viver em um mundo tão idiota….

No refrão ele fala que um profeta virá e dirá que o sol está prestes a se apagar. Nessas palavras, ele quer dizer que suas músicas e mensagens tentarão ser apagadas e esquecidas, mas nós que somos seus fãs jamais deixaremos isso acontecer. As músicas do Raul nunca vão se apagar, sempre estarão vivas na mente e nos corações daqueles que gostam de música boa, de crescer intelectualmente e de se tornarem cidadãos críticos.

Essa geração da luz dos seus sonhos é uma geração cheia de pessoas geniais que alcançarão a velocidade da luz, não no sentido literal do termo, pois a velocidade da luz é impossível de ser atingida por qualquer objeto que possua alguma magnitude em termos de massa.

Essa velocidade da luz é o nosso nível de consciência. Nessa hora ele se mostra muito humilde, ele espera que a geração da luz atinja a velocidade da luz, enquanto ele apenas superou a barreira do som, que comparada à velocidade da luz é ínfima. Grande Raul, genial e ainda assim humilde.

Eu tenho o sonho de que um dia venha a existir essa geração da luz. O Raul diz: “Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu…”, e eu repito suas palavras. Eu sou jovem, mas acredito que dificilmente verei essa geração da luz. Com o mundo e o Brasil como vemos hoje, fica difícil acreditar em uma mudança vindoura ainda nesse século. Infelizmente, estamos vivendo o “Século XXI cambalache”, como já escrevi em um texto anterior. Se você ainda não leu, segue o link abaixo.

Século XXI cambalache

O Raul lançou a sua semente e eu, humildemente, estou lançando também a minha, que nunca terá o mesmo alcance que a do mestre Raul, mas estou fazendo a minha parte. Que tal pensarmos um pouquinho sobre esse clamor do Raulzito, que vivia tão solitário em meio a uma multidão de pessoas medíocres…

Mesmo que eu não esteja aqui para ver a geração da luz, estou feliz por deixar registrado meus pensamentos. Quando eu me for deste mundo (se ainda existir internet até lá), alguém poderá encontrar esse arquivo e lembrar desta pequena sementinha.

Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu...

Vamos ultrapassar a barreira do som...
Vamos ultrapassar a barreira do som…
  • Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

A geração da luz

Deixe um comentário

