Por que Raul Seixas bebia tanto?

Por Isaias Costa

raul 2Certo dia eu li uma frase bastante filosófica e que me fez refletir sobre o mestre Raul Seixas. A frase que li me fez perguntar: “Por que Raul Seixas bebia tanto?”, pode ser que o que venha a falar nesse texto não tenha nada a ver, mas acredito que tem certo fundo de verdade. Vamos à frase: “Algumas vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros”, do escritor americano Ernest Hemingway.

Uma frase curta e bem direta. O Raul Seixas é um dos homens que mais me inspira a escrever porque sei da capacidade intelectual deste baiano magricelo. As suas ideias são extremamente originais, profundas, desafiadoras, e acima de tudo ousadas. Ele falava coisas que até hoje me deixa arrepiado! Eu sempre digo para as pessoas e principalmente os meus amigos que não subestimem o Raul, ele era muito bom e sempre que eu tenho uma oportunidade ou uma inspiração deixo bem claro nos meus textos.

O nível intelectual do Raul Seixas estava tão acima do restante da população que acredito mesmo que parte do seu vício por bebidas se deve ao fato de ele ter ideias tão complexas pipocando em sua mente, que seriam quase impossíveis de se compreender caso ele as expusesse. Essa é uma reflexão bem interessante e até hoje ainda não tinha feito. Ele sempre foi muito inteligente e no fundo sabia que deixaria seu nome marcado na história, não só da música brasileira, mas nos sonhos, perspectivas e escolhas de muitas pessoas.

Eu posso afirmar categoricamente que aprendi muito com ele e continuo aprendendo. Quanto mais escuto as suas músicas, novas ideias me vem à mente, mais criativo fico e mais informações consigo extrair de suas músicas. Inclusive eu gosto até de dizer aos meus amigos que as músicas do Raul não são pra se ouvir só por ouvir, são músicas para serem literalmente estudadas e destrinchadas.

Muitas vezes as suas mensagens eram colocadas tão nas entrelinhas que só quem é bem inteligente consegui entender ou só quem passa muito tempo ouvindo, ouvindo e ouvindo de novo, consegue fazer com que “caia a ficha” sobre a verdadeira mensagem da música. Eu já fiz nesse blog a abordagens de várias músicas que consegui entender um pouco mais a ideia que ele queria transmitir e você pode ler acessando os arquivos.

Quero concluir falando sobre a questão das PERSPECTIVAS. Eu garanto que se você a partir de hoje olhar para o Raul Seixas tendo como ponto de partida essa frase do Ernest Hemingway nunca mais vai achar que ele é um louco que só queria saber de beber, fazer arruaça, desrespeitar regras, ser Deus etc. Ele nunca foi nem nunca será nada disso, ele era um verdadeiro gênio, que infelizmente morreu muito cedo e deixou uma perda irreparável para a música brasileira. Raul Seixas é único e eterno. Jamais o Brasil terá outro como ele, por mais que queiram e se esforcem.

Ele sempre foi muito solitário porque a nossa sociedade tem muita dificuldade de conviver com gênios. As pessoas naturalmente se afastam, por muitos motivos: inveja, sentimento de inferioridade, incompatibilidade de ideias, medo de perder os próprios valores e ideais etc. Só com essas últimas ideias já poderia escrever outro texto, mas vou deixar que você reflita sobre elas. Um grande VIVA ao mestre Raul Seixas.

Para refletir um pouco mais, compartilho um dos textos que mais gostei de ter escrito, falando sobre a genialidade presente em todos nós e nem nos damos conta…

Todos nós podemos ser geniais

Anúncios
Por que Raul Seixas bebia tanto?

5 comentários sobre “Por que Raul Seixas bebia tanto?

  1. Cara é isso mesmo. Raul se torna eternizado e renova-se com incrível capacidade de se auto rreescrever a cada frase, verso ou strófre. Sou formado em música etudita de La Esuela de la guitarra deTárrega. Posso dizer com conhecimento a genialidade de suas músicas. Além de Escritor Genial, Raul era muito sensível e talentoso no que diz respeito à harmonia de suas Composiçoes. A Música Réquiem para uma Flor tem em seu cnteúdo, todos os andamentos exigidos em uma sinfonia Erudita. Por sí só, ela tem emsí, uma profunda poesia de reflexão inspirada em um texto de São joão da Cruz.O que o torna mais Sensível e que, combina perfeitamente com os instrumentos usados na execução dessa Grande Obra. Espéro ter ajudado em suas reflexões futuras. É uma satisfação saber que existem milhares de seguidores consciêntes assim como você que querem mais do que, exaltar seu ídolo mas, procuram saborear na íntrega e explorar toda essa infinidade de possibilidades quento a Raul Seixas. Abraços: Marcos. E “Toca Raul!”…

    1. Que legal Marcos. Obrigado por sua contribuição. Não sabia destes detalhes que você falou sobre a música “Requiem para uma flor”. Ela é linda mesmo, mas nunca me atrevi a falar sobre ela exatamente por causa da sua profundidade.
      Agora que estou começando a explorar as músicas do Raul mais a fundo e só publico textos novos a partir de reflexões que já estão um pouco mais esclarecidas na minha mente.
      Agora vou ler um pouco mais sobre o São João da Cruz, para quem sabe escrever sobre essa música de forma mais embasada.
      Abraço!

  2. Cara, não convivi com o Raul, mas acho que ele bebia como todo mundo que bebe muito! Se você procurar, acho que encontra facilmente muita gente, famosa ou não, que bebe ou bebia muito mais que ele.

  3. MON CEBUS disse:

    RAUL pra mim foi e sempre sera o cara, suas canções somente os malucos beza entendem, escreveu musicas com dizeres e historias que hoje depois de anos estão vindo a acontecer, pena que toda a pessoa que tem um dom maior que as outras também tem seus defeitos e o dele era curtir, curtir, e curtir, muito sexo drogas e roknroll, foi cedo mas deixa saudade e suas musicas ficarão pela eternidade, RAUL ONDE VC VAI EU TAMBEM VOU KKKKKKKKKK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s