O curinga do baralho

Por Isaias Costa

Double JokerQuanto mais eu escuto as músicas do meu grande ídolo Raul Seixas, mais aprendo com as suas letras fantásticas. Hoje eu vou fazer uma pequena reflexão a partir de uma frase da música “As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor”. Em uma das frases dessa música ele diz isso aqui: “Tem gente que passa a vida inteira travando inútil luta com os galhos, sem saber que é lá no tronco que tá o curinga do baralho…”.

Essa frase é extremamente profunda e poucos são os que param para refletir sobre ela. O que o Raul está querendo dizer com essa frase? Ele está querendo falar sobre as pessoas que não encontram o real sentido de suas vidas e também as pessoas que repetem constantemente os mesmos erros. Vou falar um pouquinho sobre cada um.

As pessoas que não encontram um real sentido para as suas vidas ficam sempre na periferia, ou seja, nos galhos. Não adentram os territórios mais profundos das emoções, o subconsciente e o inconsciente. É como gosto de dizer sempre, são as pessoas que apenas existem e não vivem. As pessoas que só olham os galhos estão bem perto do tronco fisicamente falando, mas a anos luz de distância psicologicamente e emocionalmente falando.

É no tronco que está o curinga do baralho. Essa associação com o curinga é genial, porque esta é uma carta especial do baralho, ela é única e sempre a associamos com mistérios, revelações, encantos, ou tudo aquilo que há de mais original e valioso.

Então, quando o Raul fala que o curinga do baralho está no tronco ele está querendo dizer que as respostas de todas as nossas perguntas está dentro de nós mesmos. Esta é uma reflexão muito profunda e eu levei muito tempo para assimilar. Acho que precisei ouvir essa música umas 500 vezes para compreender.

Nesta frase o Raul critica as pessoas que não buscam o autoconhecimento, as pessoas que não olham para dentro de si mesmas em busca das suas respostas e inquietações. Essa é a primeira mensagem que quero deixar a você: olhe para dentro de si mesmo, porque é no tronco, ou seja, no seu coração e no seu cérebro que estão as respostas de todas as suas perguntas.

As pessoas que repetem constantemente os mesmos erros são aquelas que passam a vida inteira travando lutas com os galhos, ou seja, erram, quebram a cara, e daqui a pouco erram de novo a mesma coisa. Sabe uma associação muito interessante que consegui fazer refletindo sobre essa música? Observe a constituição dos galhos! Eles são muito parecidos, a diferença entre um galho e outro está no comprimento, ou na curvatura, se é mais pontiagudo, menos pontiagudo, tem mais folhas, menos folhas etc.

São diferenças muito pequenas. Já o tronco não! Ele é apenas um, está no centro, não existem dois, três, quatro troncos, não. Só existe um, e esse tronco é o seu cérebro. O que acontece é que muitas pessoas erram e depois erram de novo só que com uma roupagem um pouquinho diferente, entende? Elas saem de uma empreitada para outra pensando que algo vai mudar, que será diferente, mas no fim quebram a cara de novo, e de novo e de novo.

Eu poderia alongar a reflexão e levar essa discussão para o campo familiar, das amizades, dos relacionamentos amorosos, das profissões etc, mas não vou fazer isso! Vou deixar que você reflita sobre cada um desses pontos…

Você quer parar de repetir sempre os mesmos erros? Quer olhar para o tronco e encontrar o curinga do baralho? A solução é a que eu sempre falo e o Raulzito também. Busque o AUTOCONHECIMENTO. Olhe para dentro de você mesmo e mude tudo aquilo que precisa ser mudado! Evolua! Avance para águas mais profundas!…

Anúncios
O curinga do baralho

Um comentário sobre “O curinga do baralho

  1. Cara. creio que o Raul deve estar se retorcendo no túmulo agora que li oq vc descreveu (não desmerecendo seu texto); você fez menção a um monte de coisa que não tem lógica pra o que realmente o Raul quer dizer! Siga nessa sua caminhada, porém, pesquise um pouco antes de escrever algo! Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s