Discagem Direta Interestelar

Por Isaias Costa

image57Q

Farei uma breve reflexão a partir de uma música do Raul Seixas que é conhecida praticamente só pelos seus fãs, já que ela nunca foi muito tocada no rádio. Trata-se da música “D.D.I (Discagem Direta Interestelar)”. A letra completa com o vídeo estão logo abaixo:

D.D.I (Discagem Direta Interestelar – Raul Seixas

Alô, aqui é do céu
Quem tá na linha é Deus
Tô vendo tudo esquisito
O que que há com vocês??
Por favor, não deixem a peteca cair
Que o diabo diz que vai baixar de uma vez por aí
Eu fiz vocês como eu
Imagem e perfeição
E vocês anarquizando
A minha reputação
Não é só novena, terço e oração
Em vez de resmungar eu quero é ver
Vocês em ação
Vocês em ação!
Foram milhões de anos dedicado a vocês
Fazendo vossas cabeças, não fui eu quem marquei
O que que vocês querem exigir mais de mim
Se tudo o que eu faço vocês acham ruim
Agora vou desligar, o telefone tá caro
Já falei demais, ‘brigado pela atenção
Mas se alguém ligar dizendo ser eu
Pode ser um trote do diabo
Que já desceu
Que já desceu!
Foram milhões de anos dedicado a vocês
Fazendo vossas cabeças, não fui eu quem marquei
O que que vocês querem exigir mais de mim
Se tudo o que eu faço vocês acham ruim
Agora vou desligar, o telefone tá caro
Já falei demais, brigado pela atenção
Mas se alguém ligar dizendo ser eu
Pode ser um trote do diabo
Que já desceu
Que já desceu
Que já desceu
“Eu já estou aqui!!!”

**********

Está música faz parte do álbum “Carimbador Maluco”, lançado no ano de 1983. Antes de falar sobre a letra desta música, tem uns detalhes da carreira do Raul que valem a pena serem ditos. Vamos lá!

O ano era 1983. O Raul estava num período muito ruim da sua carreira. Não estava fazendo sucesso e estava cada vez mais se afogando nas bebidas. O contrato com várias gravadoras estava cancelado e ele se sentia profundamente triste.

Mas como ele era um cara genial, teve uma sacada que mudou totalmente essa maré baixa na qual ela estava mergulhado. Nesse tempo, era uma verdadeira febre falarem sobre DISCOS VOADORES. Qualquer um que falasse sobre eles de uma forma interessante poderia ficar famoso e receber muita atenção.

Então o Raul uniu o útil ao agradável, pois ele adorava os discos voadores. Talvez um dos seus grandes sonhos era poder sair do planeta Terra e morar em uma galáxia distante, longe destas formigas que trafegam sem porque que habitam este nosso planeta, como bem ele nos falou em sua linda canção “S.O.S”.

Ou seja, ele uniu seu interesse pelos assuntos da Ufologia com a febre do momento. Desta forma ele compôs músicas que falavam dos discos voadores, sendo a “Carimbador Maluco” a que mais estourou nas rádios.

Com essa música e esse álbum, ele voltou a brilhar nos palcos e ganhar muito dinheiro e fama. Ele fez até mesmo um videoclipe que foi ao ar na TV Rede Globo. Se você ainda não assistiu a esse videoclipe, abaixo está o original. Vale a pena assistir! Ele é muito bom!

Agora vamos à letra desta música!

Sua letra é uma crítica à forma como os seres humanos escolheram viver suas vidas. Esta letra, na realidade, é tão clara que nem preciso me estender muito em explicações.

A principal mensagem está relacionada às inúmeras RECLAMAÇÕES dos homens, que nunca conseguem estar 100% felizes e realizados em nada nesta vida. Sua visão em relação às novenas, terços e orações é muito parecida com a minha. Quero deixar claro que respeito demais as pessoas que gostam destes rituais e preces.

Infelizmente, a maior parte das pessoas que rezam terços, fazem novenas e orações, cometem um erro gravíssimo de PEDIR algo a Deus, entende? É nesse ponto que não concordo. Deus já nos deu tudo, absolutamente tudo e mais um pouco, para alcançarmos a plenitude e realização aqui nesta vida mesmo, sem ficar esperando pelo céu ou o paraíso.

Meu amigo! Vou lhe falar uma verdade que pode até lhe deixar com raiva de mim, mas não me importo. Se você não consegue ser feliz aqui, agora, no hoje, vivendo nesse planeta. Muito menos você será feliz do outro lado, depois que morrer. Não sei como é do outro lado, afinal, ainda estou por aqui não é? Mas posso lhe dizer uma coisa! Conheço como funcionam as LEIS UNIVERSAIS, e uma destas leis que quase ninguém vivencia plenamente é a de semear o bem e o amor AQUI e AGORA.

Há um mistério, uma maravilha absolutamente espantosa em viver o agora. Tão incrível que até me faltam palavras para descrever.

O Raul está querendo nos falar isso com essa música. E você? Está conseguindo viver o hoje? O momento presente em plenitude? Ou fica só rezando e esperando que um futuro melhor simplesmente se apresente pra você sem mais nem menos? Não queira fazer parte desse time. Você vai só comprar um passaporte bem caro para a infelicidade…

Outra mensagem interessantíssima é sobre o DIABO QUE JÁ DESCEU. É verdade sabia? O diabo está entre nós, e está desde a aurora dos tempos. Ele está na nossa natureza humana interna quando está desconectada de Deus, do amor, da verdade.

O Diabo, infelizmente, muitas vezes se manifesta na voz de pessoas aparentemente do bem, que na realidade querem mesmo é se aproveitar de pessoas inocentes e carentes. Aqueles pastores e religiosos que querem doutrinar os outros através do medo são manifestações reais desse diabo, que consegue de forma sorrateira seduzir a tantos. Que pena!

A outra mensagem também muito legal está no refrão, quando ele diz que o telefone tá caro e já falou demais.

Uma interpretação entre tantas possíveis para essa parte da música é sobre a volta do Cristo que é pregava aos 4 ventos. Se você acredita que Jesus Cristo vai voltar em carne e osso para salvar a humanidade do colapso total, sinto lhe dizer meu amigo. Isso não vai acontecer, OK?

Na realidade, muitos seres de luz já foram enviados ao planeta Terra depois de Jesus e vários deles foram assassinados. Pois é! Sabia que aconteceria a mesma coisa com Jesus se fosse ele que voltasse? Sendo revolucionário e perigoso como ele era, acho que bastava ele abrir a boca por alguns dias e já davam um jeito de apagá-lo. É verdade! Você duvida disso?

Em resumo! Essa música é um convite a viver a vida com mais propósito e felicidade, sem ficar esperando que um Deus que está bem longe de você venha lhe socorrer, porque não vem. O Deus que vem nos socorrer já está aqui e agora bem pertinho de mim, de você ou de qualquer outro ser humano.

Deus se manifesta através das pessoas, nunca vou cansar de repetir isso. Ele está se manifestando através de mim nesse texto, porém, só alguns conseguem captar essa manifestação. Se o Raul estivesse aqui e lesse esse texto, provavelmente ele acharia graça de mim dizendo assim: “Esse cabra arretado parece que entendeu o que eu quis dizer na minha música…”. rsrsrs

O que você achou dessa música? Se quiser acrescentar mais alguma ideia, fique à vontade. Sei que há muito mais a ser dito sobre ela! Viva Raulzito!

Discagem Direta Interestelar

4 comentários sobre “Discagem Direta Interestelar

  1. Luís disse:

    Olá Isaías!
    Já que tu mencionaste discos voadores e em “viagens cósmicas”, sou um desses que adora ficar pensando nessas coisas, e todos os dias fico olhando os céus, algo que faço desde criança, como se algo sempre chamasse a minha atenção, o meu olhar e fica com uma cara de abobado, pensando nas infinitas possibilidades e na ignorância humana perante tudo isso. Não sei explicar o que sinto. É uma contemplação da qual não me canso, e não é exagero não, reverencio um pôr do sol, a lua e o firmamento com um sentimento de pequenez e de espanto, e provoco: olha eu aqui!!! nesse grão de areia num cantão da via láctea!! Raul devia ter esse espanto também, devia sentir isso, sei lá. Hoje faço isso com minha filha na rede aqui do pátio. E cara, veja só, ontem a minha filha de 10 anos, antes de dormir, veio com indagações existenciais que me tocaram bastante, sobre Deus, o universo, a vida, essas coisas doidas que adoro pensar e conversar, e ela tentava se expressar com as palavras mas ainda não conseguia pelo vocabulário de criança, resumindo, adorei a conversa, ficamos até 1h da manhã falando dessas coisas, adorei este momento e poder falar sobre isso com ela de forma aberta, e espero ter muitos outros momentos assim. Ah, por sinal, ela adora o Raul e sabe certinho a letra de algumas músicas, mesmo que ainda não entenda o real significado por de trás de cada uma delas. Isso me chamou a atenção, como as letras dele conseguem atingir uma criança dessa idade. Claro que eu gosto e ela acaba curtindo também por influência, mas te digo que ela canta com empolgação, e uma historinha: na nossa última viagem de férias, enquanto escutava no carro voltando da praia, ela me disse que gostaria de ter conhecido ele, meio que se lamentando, e perguntou bastante dele. Isso até seria um motivo para um texto teu: Raulzito e as crianças! Abração

    1. Nossa! Que legal Luís! Eu ainda não tenho filhos, mas deve ser uma experiência muito marcante a gente influenciar o próprio filho a crescer gostando do mesmo que a gente e ter referências tão fantásticas como o Raul Seixas.
      Permaneça sempre com esse olhar contemplativo meu amigo! O nome disso é SENSIBILIDADE, que infelizmente a maioria de nós vem perdendo por conta desta sociedade enlouquecida na qual estamos inseridos.
      A inspiração e alegria pura vem desta simplicidade, e me deixa imensamente feliz saber que você está ensinando isso para a sua filha. Ela se tornará um ser humano cheio desse amor cósmico, fará o bem a muitas pessoas e deixará seu nome registrado no fundo do coração de muitos que dela se aproximarem. Pode escrever meu amigo! A sua filha é mais que especial e você já está a ajudando nesse caminho, ensinando a sabedoria que mora na simplicidade.
      E valeu pela dica, ainda não tinha pensado nisso. Acho que vou escrever sobre o Raul e as crianças, tem muito a ser explorado sobre isso.
      Grande abraço!

      1. Luís disse:

        Boa noite Isaías! Sim, ser pai é realmente a grande oportunidade que tenho de tentar passar o que tenho de bom, de positivo, apesar de nem sempre ser possível fazer tudo, e, isso me aperta o coração, me deixa aflito, porque nem sempre temos o tempo que queremos nesse mundo louco, mas tento fazer o que está ao meu alcance, um pouco cada dia, sempre com aquela sensação de que podia ser mais, em todos os aspectos, e esse sentimento é algo que machuca.

        Te digo que, principalmente, mais do que palavras ou propiciar condições materiais de se desenvolverem, o EXEMPLO e o CARINHO AMOROSO são a lição mais forte que tento pôr em prática, e no fim das contas, é isso que elas vão levar de mim nessa experiência terrestre. Acho que a MAIOR MISSÃO na minha vida é SER O MELHOR PAI POSSÍVEL, NADA MAIS. São dois seres sob a minha tutela, encaro desta forma, uma concessão e oportunidade de melhoramento mútuo, e cabe à mim auxiliá-las nesse aprendizado. E é nesse ponto, que o meu aprendizado, o meu esclarecimento, a minha evolução é o aprendizado delas, esclarecimento e evolução delas também. Por isso não paro de buscar aprender, em busca de sabedoria, sempre querendo mais e cada dia vendo que não sei nada!!

        Então, ao mesmo tempo que é divino ser pai, é angustiante também, por saber que este mundo é doente e quanto à isso não sou muito otimista não e você bem sabe como esse assunto é complexo. Mas é esse o mundo que as minhas filhas herdarão e quem sabe ajudarão a melhorar um pouquinho como outras pessoas como você e tantos já fazem. São tantas coisas a se falar sobre isso, e estou apenas no começo da jornada.

        Termino esse pequeno texto ao som da canção Vila do Sossego de Zé Ramalho, cercado de minha família aqui na sala de casa. Eu gostaria de poder congelar certos momentos e guardá-los na eternidade e nunca esquecê-los, não sei se você já teve essa vontade, mas quando estou com minhas filhas fico viajando nesses sentimentos e não gostaria que nunca deixassem de ser crianças, que o tempo parasse, enfim…Abração.

  2. Com certeza Luís! Você entende essa questão do conhecimento e da sabedoria de maneira incrível. É assim que eu penso também e busco viver. Sempre repito isso nos meus textos: cada um de nós individualmente buscando fazer a sua parte com o bem, o mundo vai mudando pouco a pouco e nossos filhos poderão herdar um mundo mais bonito! É esse meu maior sonho e tenho buscado ser um dos que o constrói.
    Abraço meu amigo!

Deixe um comentário

