Raul Seixas e as crianças

Por Isaias Costa

267541-640x480-1

A partir de um comentário muito interessante de um amigo no último texto deste blog me foi sugerido um tema que até o momento não tinha pensado em escrever, mas é riquíssimo. A relação entre o Raul Seixas e o público infantil, as crianças.

Quem é fã do Raul sabe que mesmo com seu jeito maluco, ele era um pai exemplar e muito amoroso. Suas filhas só falam bem dele, principalmente a Vivi Seixas, que tem mais visibilidade na mídia, não pelo fato de ele ser famoso, mas porque realmente ele era amoroso e carinhoso.

Muitas crianças do seu tempo eram fãs dele e até hoje ainda existem muitas crianças que gostam de suas músicas quando tem acesso a elas a partir dos pais ou alguma outra influência.

Esse amigo me falou que sua filha de apenas 10 anos já sabia cantar algumas músicas inteirinhas dele e que tinha vontade de conhecê-lo pessoalmente se isso fosse possível. Já pensou? Muito bacana não é?

Recordando a minha infância raulsseixista, sempre me vem boas lembranças ao ouvir suas músicas. Eu tinha uma fita que guardava com muito carinho que era de um de seus shows ao vivo. Ouvia quase todos os dias e não enjoava. Suas músicas tem um magnetismo incrível.

Gosto até de dizer às pessoas mais próximas a mim que quando tiver filhos, eles crescerão ao som de Raul Seixas e vou cantar pra eles suas músicas mais calmas antes de eles dormirem. Uma que acho perfeita para as crianças é a “Água Viva”, inspirada nas sábias palavras do São João da Cruz. Abaixo está o link com ela, uma das minhas músicas favoritas dele…

Outra coisa bacana nas músicas do Raul é que mesmo tendo letras de difícil entendimento, são músicas tão agradáveis e bem produzidas, que a maior parte das crianças que escutam tem aquele pensamento mais ou menos assim:

“Não entendo nada do que ele está dizendo, mas essa música é tão boa…”

Já pensou uma criança cantando a música “Gita”? Ela dificilmente entenderá a sua letra, só se alguém muito sábio conseguir decifrar os lindos diálogos entre Krishna e Arjuna do “Bhagavad Gita” numa linguagem infantil. Dou meus sinceros parabéns a quem conseguir essa proeza…

Tem uma música do Raul que, de certa forma ele escreveu pensando nas crianças e sua mensagem é uma verdadeira profecia. Trata-se da música “A Geração da Luz”, que já escrevi um texto meses atrás com uma reflexão mais aprofundada.

Nesta música tem a seguinte frase:

“Eu vou, eu vou m’embora apostando em vocês. Meu testamento deixou minha lucidez. Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu…”

Ou seja, ele tinha o sonho de que as crianças se tornassem sábias e construíssem “A Geração da luz”, e como já foi dito no outro texto, eu acredito que não acontecerá no século XXI, provavelmente essa geração virá em outros séculos futuros, quem sabe…

Se você ainda não leu esse texto, o link está logo abaixo.

A Geração da luz

E você? O que acha de levar seus filhos a ouvirem mais o Raulzito? Isso se você for fã dele, é claro! Porém, se você leu esse texto até aqui, então provavelmente você é!

O que você pensa da relação entre as músicas do Raul e as crianças? Deixe sua opinião nos comentários! Será uma alegria saber o que você pensa sobre isso…

Raul Seixas e as crianças

5 comentários sobre “Raul Seixas e as crianças

  1. PARABÉNS COMPANHEIRO ISAÍAS COSTA, VOCÊ FOI DE UMA FELICIDADE INCRÍVEL POR REALIZAR ESTE COMENTÁRIO SOBRE O NOSSO RAULZITO, QUE FAZIA AS CRIANÇAS A CURTIR SUAS MÚSICAS QUE ATÉ HOJE SÃO ATUAIS.

    APROVEITANDO O MOMENTO DESTE COMENTÁRIO, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO SOBRE UM ENCONTRO FILOSÓFICO SOBRE A OBRA DE RAUL SEIXAS NOS DEUS 70 ANOS NO DIA 28/06/2015. VOCÊ FAZ PARTE DO NOSSO MOVIMENTO OK!

  2. Luís disse:

    Olá Isaías! bom dia meu amigo! que belo presente esse texto! Desculpe-me mas não consegui lhe escrever antes., mas estava com os dedos coçando só aguardando o final de semana para fazer isso com calma. Pois bem meu amigo, fico feliz em lhe servir de inspiração, estou todo orgulhoso pela minha filhota amada! Ainda ontem pensava nos teus textos, quando ela cantarolava no carro Eu nasci há dez mil anos atrás, Dia da Saudade e Metamorfose Ambulante. Eita orgulho danado que senti! são momentos de curtição total, muito divertido e nós dois cantando Let me Sing com direito à coreografia maluca ao melhor estilo Raul! hehehe cara isso é fenomenal.
    Sabe que esse lado carinhoso de Raul com as crianças eu já tinha percebido também especialmente assistindo nos documentários, os depoimentos de quem conviveu com ele, e como você bem mencionou, além do legado musical e de sabedoria que Raul deixou ao Brasil e ao mundo, ele plantou carinho e amor com suas filhas, pois apesar dos problemas, o que ficou foi dele para com elas, foi o amor e o carinho, isso ninguém tira delas, é o mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos.
    Eu acredito que na última fase de produção musical dele, talvez ele pensasse de fato em voltar-se mais para o público infantil, e acho que ele conseguiu esse intento, com algumas canções, mas o projeto foi interrompido.
    A canção Água Viva é linda e nos passa muita serenidade, vou escutá-la mais com minhas pequenas. Um grande abraço Isaías, obrigado pelo carinho ao escrever esse texto, e desejo-lhe um ótimo domingo junto à tua família e amigos.

    1. Obrigado Luís! Desejo o mesmo pra você e sua família. E continue cantarolando muitas e muitas canções do Raul com a sua filha. Assim você já está construindo esse legado de amor e carinho.
      Viva Raulzito!!

  3. Luís disse:

    Meu amigo Isaías, tem uma canção singela, muito melódica e contagiante, com uma mensagem nas entrelinhas, como não podia deixar de ser, presente em todas as letras de Raul: Peixuxa, o amiguinho dos peixes.

    A versão acústica, gravação caseira de Raul, consegue ser melhor que a versão de estúdio. Nesse link abaixo tem essa canção e outras também, talvez tu já conheça, um tesouro.

    Apesar de curta, essa canção é belíssima na sua simplicidade, me passa um sentimento melancólico. Não sei explicar, algo triste e belo ao mesmo tempo, e com esse sotaque baiano do Raul, é uma maravilha.

Deixe um comentário

