O auge do meu egoísmo é querer ajudar

Por Isaias Costa

hqdefault

Uma das músicas mais geniais do Raul Seixas e também das menos compreendidas pelos que ouvem é a “Carpinteiro do Universo”, música que faz parte do álbum “Panela do diabo”, último da sua carreira.

Vou fazer uma breve reflexão sobre parte da mensagem que o Raul quis passar aos seus ouvintes. Abaixo estão o vídeo com a letra da música…

Carpinteiro do Universo – Raul Seixas

  Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Não sei por que nasci

pra querer ajudar a querer consertar

O que não pode ser…

Não sei pois nasci para isso, e aquilo,

E o inguiço de tanto querer.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Humm…Estou sempre,

pensando em aparar o cabelo de alguém.

E sempre tentando mudar a direção do trem.

À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar,

Pra que você não tropece na escada, quando chegar.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

O meu egoismo, é tão egoísta,

que o auge do meu egoismo é querer ajudar.

Mas Não sei por que nasci

pra querer ajudar a querer consertar

O que não pode ser…

Não sei pois nasci para isso, e aquilo,

E o inguiço de tanto querer

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

 Carpinteiro do universo inteiro eu sou (Ah eu sou assim!).

No final,

Carpinteiro de mim!

**************

Essa música trata de muitos assuntos, mas vou me focar em apenas alguns pontos que considero mais relevantes.

Em minha opinião, a mensagem central dessa música é sobre o EGOÍSMO e sobre o desejo de ajudar as pessoas.

O Raul era um ser humano incrível. Ele tinha um desejo imenso de conhecer os segredos do universo e como desvendar os mistérios do interior do homem.

Por conta disso ele passou toda a sua vida buscando se aprofundar na ESPIRITUALIDADE. Ao contrário do que muitos pensam, o Raul foi um dos brasileiros mais espiritualizados do seu tempo, o problema é que seu pensamento sempre foi tão acima da média que ele era visto como “louco” por quase todo mundo.

A frase mais genial dessa música é a que intitula esse texto:

O meu egoísmo, é tão egoísta, que o auge do meu egoísmo é querer ajudar…

Eu levei muito, mas muito tempo mesmo, para conseguir entender o significado dessa frase e é com alegria que compartilho meu ponto de vista com você hoje.

Eu acredito realmente que a mensagem do Raul com essa frase era sobre a importância do verdadeiro AUTOCONHECIMENTO. Como assim? Vou explicar!

Ele não fala sobre o egoísmo de maneira negativa, muito pelo contrário, ele fala da parte NOBRE do egoísmo. Sim! Você sabia que existe nobreza no egoísmo?

Qual é a parte nobre do egoísmo? É quando você se valoriza acima de qualquer coisa, acima de qualquer pensamento, acima de qualquer coisa que alguém venha a falar sobre você. Ou seja, o egoísmo positivo é quando você SE CONHECE.

Você sabe o seu valor e sabe que se amando profundamente você tem todos os RECURSOS para conseguir ajudar as outras pessoas, entende?

Quando você se conhece e vive de verdade a sua essência, as outras pessoas olham para você de um jeito diferente, com curiosidade, querendo saber o que você tem de “diferente”, assim, o processo de AJUDAR os outros pode acontecer! Não é à toa que tanta gente achava o Raul um profeta e se dirigia a ele pedindo conselhos…

O Raul era sim egoísta, mas no modo positivo do termo.

As pessoas que não entendem nem essa música e nem o Raul são em sua grande maioria as que confundem EGOÍSMO com EGOCENTRISMO, o que são absolutamente diferentes.

Egoísta é a pessoa que tem o seu EGO sob total domínio da razão e consegue não submetê-lo às imposições do SUPEREGO, que é o nosso lado mais julgador e moralizante.

Egocentrista é a pessoa que se acha o centro do universo, que tem o “rei na barriga” e se acha acima de qualquer suspeita! Muito cuidado com os egocentristas! Boa parte deles sofrem da psicose chamada NARCISISMO.

Os egocentristas são quase impossíveis de serem tratados por psicólogos ou psicanalistas, pois eles se acham perfeitos e não precisam de ajuda! O Raul não era nada disso. Na realidade ele era muito humilde e até mesmo brincalhão com relação a sua inteligência!

Tem uma frase dele que adoro e revela sua humildade irônica, essa aqui: “Quando eu compus, fiz ouro de tolo, uns imbecis me chamaram de profeta do apocalipse, mas eles só vão entender o que eu falei no esperado dia do eclipse…”.

Ele sabia que as suas ideias eram complexas, mas ao mesmo tempo ele tinha os pés no chão e não se achava o grande sábio, o dono da verdade. Isso tudo revela uma lucidez e uma sabedoria absolutamente admiráveis.

Por tudo isso e muito mais, não consigo deixar de citá-lo e de me aprofundar em suas mensagens. O Raul tinha e ainda tem muito a nos ensinar, basta estarmos atentos ao que ele queria nos dizer nas suas músicas tão geniais…

Perceba as frases desta música! Em todas é como se ele dissesse que sua vida era voltada para tentar ajudar os outros e resolver os problemas das pessoas.

Outra frase bem simbólica é essa: “E sempre tentando mudar a direção do trem…”.

Esse trem não é o trem veículo, é o trem da vida do ser humano, que muitas vezes é levado em direção ao precipício por conta das escolhas e dos erros cometidos.

“À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar, pra que você não tropece na escada quando chegar…”.

Ou seja, ele quer deixar a sua luz sempre acesa para que possa iluminar àqueles que dele se aproximam. Você ainda acha que essa atitude tão nobre se trata de egoísmo? Pois é meu amigo! Não se engane! Estamos falando de Raul! Um cara especial…

Para concluir, a frase final da música resume bem toda a sabedoria que o Raul adquiriu na vida. Ele tentava ajudar as pessoas, mas no fim ele concluiu que de fato só podia ajudar a si mesmo.

Em vez de ser um carpinteiro do universo e tentar resolver os problemas de toda a humanidade, ele concluiu que conseguir resolver os próprios problemas já é muita coisa mesmo! Por isso que ele diz: “No final, carpinteiro de mim…”.

Enfim. Esse breve texto foi apenas para lhe fazer pensar sobre o que o Raul realmente quis dizer com essa música que deixa tanta gente encucada. Espero que tenha gostado desta reflexão e que essa música lhe inspire a também buscar ser um carpinteiro de você mesmo. Pode ter certeza que sendo carpinteiro de você mesmo, já estará fazendo um bem danado para a humanidade…

 

O auge do meu egoísmo é querer ajudar

12 comentários sobre “O auge do meu egoísmo é querer ajudar

  1. Arletti Verissimo disse:

    Sensacional !!!!!! Raul era o máximo!!!! O Maluco mais lúcido que passou por aqui. E Você Isaías ,é meu ídolo !!!! Parabéns por captar tão bem a profundidade das letras do Raul.

  2. Matheus Cid Bass disse:

    Genial.
    Quando eu ouvi essa música, interpretei de outra forma: Como se ele dissesse que, depois de tanto tempo querendo mudar as pessoas (o ponto de vista delas; tentar abrir suas mentes), no final, descobre que a única pessoa que ele pode mudar é ele mesmo.
    Será que eu me equivoquei nessa minha interpretação?

  3. Matheus Cid Bass disse:

    Muito interessante. Mas eu entendi a música de uma forma diferente: Como que depois de tanto tempo ele ter tentado mudar as pessoas (abrir suas mentes) no final, conclui que a única pessoa que ele pode mudar é ele mesmo.
    Será que me equivoquei nessa interpretação?

    1. De forma alguma Matheus! Seu pensamento está corretíssimo. O Raul tinha muita dificuldade de conviver com as pessoas do seu tempo porque poucas conseguiam atingir o seu nível mental e até emocional! Ele está muito à frente do tempo dele e sofreu pra caramba por causa disso. Ele tinha a chamada “Síndrome do estrangeiro” mais aguda do que a maioria das pessoas!
      Não é à toa que ele é o mito que é! Grande Raul!
      Valeu meu amigo!

  4. Fábio disse:

    Para a franco maçonaria “O Grande Carpinteiro” é o que chamamos de Deus, e bem diferente do que muitos imaginam a maçonaria trata justamente o aprimoramento da pessoa o “no final carpinteiro de mim” todos somos pedras brutas e devemos lapidar e melhorar todo o dia. “O meu egoismo é tão egoísta que o auge do meu egoismo é querer ajudar” ajudar ao próximo é uma das maiores e mais difíceis tarefas de lapidação da “pedra bruta” por isso o auge do meu egoismo é querer ajudar.

  5. MANOEL AIRES disse:

    Eu, particularmente, ao passo que penso parecido, entendo um pouquinho diferente. Sem dúvida alguma os dois principais pontos explorados na música, são o “Egoísmo e a Vontade de Ajudar ao Semelhante”. O que é, a princípio, é uma incoerência. Como todos nós sabemos, o egoísmo é – em regra – uma exagerada vontade de colocar nossos interesses acima de os interesses de quem quer que seja. No entanto, o que entendo na mensagem é que “QUANDO ELE PROMOVE O BEM, SE SENTE BEM…” É como se quando ele praticasse uma boa ação, não objetivasse simplesmente a satisfação do próximo, mas – sim e principalmente – a sua satisfação. Inclusive, por isso que ele frisa: O AUGE DO MEU EGOÍSMO É QUERER AJUDAR ! Ora, de fato ele (mesmo praticando uma boa ação) está sendo Egoísta, pois está objetivando sua condição de sentir-se bem. É como se fosse uma condição para se sentir Completo.
    Não sei se me fiz entender.

    Um abraço, amigos

    1. Entendi sim Manoel! Essa é a grande questão. As pessoas que tem mais consciência e inteligência, como o Raul Seixas, sempre procuram ajudar as outras pessoas de forma que JAMAIS se prejudiquem no processo! Já pensou? De que adianta dar uma de Sr ou Sra “ajuda todo mundo”, mas sofre, se amargura, reclama de Deus e o mundo nesse processo? Pra mim essa ajuda não vale de nada.
      É isso o que a grande maioria dos que se dizem “missionários” fazem! Eles tem um EGO gigantesco e pensam que são superiores aos outros porque se dedicam a uma obra, a uma causa! O Raul bate de frente com todas essas pessoas e eu também nesse texto com um tom mais ácido!
      Sonho em ver a humanidade ainda colocar na prática da vida a famosa máxima de Jesus que se aplica totalmente aqui: “Ame ao próximo como a si mesmo”.
      Está faltando muito amor próprio entre as pessoas, por isso fica difícil ajudar os outros de forma efetiva…
      Grande abraço!

Deixe um comentário

