O que o Raul Seixas pensaria das músicas atuais?

Por Isaias Costa

9wb9cjm9hyrae17qoehej5w5p

Eu já me fiz a pergunta que intitula esse texto inúmeras vezes e acredito realmente que esse texto pode se aproximar da resposta que o próprio Raul daria se estivesse vivo hoje.

O que sempre me levou a questionar isso é a qualidade das músicas que são comercializadas e espalhadas pelas grandes mídias.

Não precisa ser nenhum “expert” em música para saber que houve de fato uma decadência impressionante na profundidade das letras, das melodias e arranjos e diversos outros fatores.

Gosto até de lembrar as sábias palavras do grande Ariano Suassuna que escrachou a banda “Calypso” em uma aula que ele deu e existe disponível no youtube para assistir.

O Suassuna se mostra preocupado de a banda “Calypso” ter sido a “banda do ano” e o guitarrista “Chimbinha” ter recebido o mega elogio de “guitarrista genial”. Dá vontade até de rir não é mesmo? “Chimbinha”!

Brincadeiras à parte! Vamos ao questionamento!

Tive o insight para escrever esse texto ouvindo uma entrevista bem bacana com o amigo do Raul Seixas chamado Sylvio Passos, que fundou o “Raul Seixas Rock Club”.

Nessa entrevista ele disse que se o Raul ainda estivesse vivo hoje, ao contrário do que muitos pensam, não estaria revoltado com a qualidade das músicas, muito pelo contrário, estaria silencioso, apenas buscando compor novas canções que pudessem pelo menos amenizar um pouco o lixo musical que vem sendo propagado.

Até esse momento tive receio de escrever sobre esse tema, porque não tinha nenhuma comprovação mais fiel de alguém que conviveu com o Raul, mas no fundo, esse era o meu sentimento. Pensava exatamente o que o Sylvio disse na reportagem, então assim que ele falou, na mesma hora eu pensei: “xeque-mate”.

O que me leva a imaginar que seria dessa maneira é que o Raul era um cara extremamente educado e polido. Nos palcos ele era o maluco beleza, estilo rock and roll, porém, no dia a dia ele era tímido e muito simples, falava baixo e respeitava demais as opiniões alheias.

O Raul era muito respeitador e ético. Até mesmo ouvindo suas reportagens, pude constatar na sua fala que ele nunca falava mal de banda alguma nem de ninguém, não citava referências disso ou daquilo e se voltava sempre para o lema “faz o que tu queres, há de ser tudo da lei”.

Além desse ponto, outro ponto que vale ressaltar é que o Raul era estudioso de tudo, inclusive de músicas e bandas. Tenho certeza que com todos os avanços tecnológicos, ele ficaria horas e horas cascavilhando músicas novas e outros artistas que não aparecem nas grandes mídias.

O Raul tinha muita consciência de que as músicas que tocam nas rádios são comerciais e descartáveis, são músicas feitas literalmente para vender discos, promover uma pessoa, deixá-la ter seus “15 minutos de fama”, para depois ser substituída por outra pessoa…

Então provavelmente ele ouviria os artistas incríveis que não aparecem nas rádios e grandes mídias. Não foi à toa que ele compôs a música “Se o rádio não toca”, dizendo para todo mundo: “Se o rádio não toca a música que você quer ouvir é muito simples, é só mudar a estação, é só girar o botão…”.

Espero que tenha gostado desta reflexão e se quiser acrescentar alguma ideia ou reflexão, fique à vontade! Viva Raul!

Anúncios
O que o Raul Seixas pensaria das músicas atuais?

2 comentários sobre “O que o Raul Seixas pensaria das músicas atuais?

  1. Luís disse:

    Valeu pelo texto meu amigo, como sempre, ótimo. Também acredito que Raul pensaria desta forma, mas com um pequeno porém: uma boa dose de fina ironia e crítica disso tudo que você citou como música, certamente ele não iria deixar passar em branco. Raul sabia ser crítico, ácido, debochado, de maneira elegante, educada e inteligente, a exemplos de tantas músicas, mas citando alguns que tiveram a honra de serem “alvo” de Raul; Hermes Aquino, Silvio Britto e Belchior… Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s