Agora é noite na sua existência

Por Isaias Costa

night_dreamer_by_federicomeuli-d5q4pcq

As músicas do Raul Seixas são riquíssimas de ensinamentos e sabedoria. Uma das minhas favoritas é a “Século XXI”, cuja letra tem ensinamentos diversos e profundos. Já escrevi outro texto fazendo uma breve interpretação da sua letra completa, porém, nesse texto vou aprofundar a ideia contida em uma das suas estrofes, logo abaixo. Se quiser ler o outro texto segue o link.

Bem vindo ao século XXI

“Agora é noite na sua existência
Cuja a essência perdeu o lugar
Talvez esteja ai pelos cantos
Mas está escuro pra poder encontrar”

Essa noite na existência, levando para o contexto da música, tem a ver com a falta de sentido de uma pessoa que se deixou envolver completamente pela vida materialista, mas vai muito mais além!

Essa noite na existência pode até mesmo ser feita um paralelo com a expressão “noite escura da alma”, que foi enunciada e propagada a partir de São João da Cruz, que foi um dos grandes místicos que influenciou profundamente a obra artística do Raulzito.

São João da Cruz falava dessa noite escura da alma como sendo um período de imenso vazio e falta de sentido para a vida e que um dia todos nós iremos passar, mais cedo ou mais tarde.

Mas ao contrário do que muitos pensam, é maravilhoso passar por esse deserto pessoal, porque o que surge a partir dele é um DESPERTAR DE CONSCIÊNCIA e um desejo profundo por adentrar na espiritualidade, foi o que aconteceu com o Raul quando ele mergulhou fundo no mundo esotérico, ele estava cansado da vida puramente voltada para a matéria. Ele não podia conceber que a vida pudesse ser reduzida a tão pouco.

É por tudo isso que ele diz na sua música “Ouro de tolo” isso aqui: “Porque foi tão fácil conseguir e agora eu lhe pergunto ‘E daí?’, eu tenho uma opção de coisas grandes pra conquistar e eu não posso ficar aí parado…”.

Essas coisas grandes eram as conquistas do espírito, a elevação espiritual. Não é incrível?

Depois ele diz que a essência perdeu o lugar, talvez esteja ali pelos cantos, mas tá escuro pra poder encontrar. Essa essência é verdadeiramente aquilo que a ALMA pede. Os sonhos e anseios mais profundos. Todas as pessoas que se deixam afogar pelo “monstro sist” e se tornam extremamente materialistas acabam se afastando das suas essências e sofrem imensamente com isso, porque não conseguem ter uma vida plena.

Elas correm, correm, correm, e não saem do lugar, como ratos dentro das suas casinhas domésticas.

Você quer se engodar nessas garras do “monstro sist”? Estou convidando você a se libertar dele com essa breve reflexão. Seja um buscador da verdade, da verdade que mora dentro da sua alma…

Esse “aí pelos cantos” que ele coloca na música pode ter diversos sentidos, mas eu acredito que o Raul quis dizer sobre as nossas SOMBRAS INTERNAS e sobre o nosso INCONSCIENTE.

Muitos não sabem, mas o Raul era um profundo estudioso de Psicologia, e não tenho a menor dúvida que ele leu alguma coisa do Carl Jung, pois seus escritos e teorias tem uma relação muito grande com o esoterismo e com as culturas orientais, coisas que o Raul amava e devorava os livros.

Ele entendia bem estas teorias psicanalíticas do consciente, subconsciente e inconsciente, tão aprofundadas pelo mestre Jung.

Ele diz que está escuro pra poder encontrar a essência da alma, porque ela está obscurecida pelas sombras do inconsciente. As pessoas materialistas querem saber de tudo, menos conhecer a si mesmas, por isso elas criam crostas e mais crostas de sombras, que as afastam da essência.

Elas fogem e ele faz essa comparação com o “deixar pelos cantos”. A gente coloca de lado ou pelos cantos aquilo que não valoriza, não é mesmo? Então ele está dizendo isso, que as pessoas se afastam da essência por medo, condicionamentos e por engessamento da vida.

Daí acabamos voltando para a noite escura da alma, porque a nossa alma uma hora acaba “gritando” para que possamos revelá-la a nós mesmos e ao mundo!

Ele fala sobre tudo isso e muito mais apenas nessa estrofe da música! Percebe como o Raul era um cara extremamente sábio? Somente estudando muito a sua obra é possível compreender todas essas lindas mensagens que ele transmitia.

Espero que tenha gostado dessa breve reflexão! Viva Raul!

Anúncios
Agora é noite na sua existência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s