Há tantos caminhos, tantas portas

Por Isaias Costa

egali-intercambio-blog-irlanda-dublin-portas

O Raul ensinava diversas coisas nas suas músicas, porém, muitas delas, para serem compreendidas e internalizadas, levam bastante tempo.

Uma de suas músicas tem um mensagem bem sutil que passa despercebida por muita gente e vou fazer uma breve reflexão sobre ela nesse texto.

Trata-se da música “Meu amigo Pedro” na frase da estrofe final que diz:

“Há tantos caminhos, tantas portas, mas somente um tem coração”

Eu já escrevi em um texto anterior uma interpretação completa dessa música, se você ainda não leu, deixo o link logo abaixo, pois vou me focar apenas nessa frase OK?

Cada um de nós é um universo

Esses caminhos e portas que o Raul fala nessa frase são as ESCOLHAS da nossa vida, que são INFINITAS. Existem infinitas portas, infinitos caminhos, mas o interessante é exatamente o que ele diz em seguida, de todas elas, somente uma tem coração, e é somente essa que pode nos fazer verdadeiramente felizes, todas as outras trazem uma pseudofelicidade!

Para entender de forma mais profunda o que eu e o grande Raulzito estamos procurando transmitir, compartilho algumas sábias palavras do místico oriental Osho que sintetizam tudo! Acompanhe!

“Você tem que decidir ser você mesmo. Você tem que tomar sua vida em suas próprias mãos. De outra maneira a vida vai seguir batendo em sua porta e você nunca estará lá; você estará sempre em algum outro lugar.

Se você tinha que ser um dançarino, a vida virá por aquela porta, porque ela pensa que você é um dançarino. Ela bate na porta, mas você não está lá; você é um bancário. E como a vida vai saber que você se tornou um bancário? Deus vem a você da maneira que ele quer você seja; ele conhece apenas aquele endereço. Mas você nunca é encontrado lá, você está sempre em algum outro lugar, escondendo-se atrás da máscara de alguém que não é você, com os trajes de alguém que não é você e usando o nome de alguém que não é você.”

Osho

************

Percebe que simples e ao mesmo tempo profundo? Nessa música, o Raul questiona o seu amigo Pedro que é um bancário, que vive infeliz lhe chamado de “vagabundo” e o Raul lhe chamando de “careta”, porque sua vida é medíocre, apesar de socialmente estar em um emprego reconhecido!

Isso é que é o bacana! O Raul não estava nem aí pra essa história de status quo. Ele até fala na sua música “Faça fuce force” isso aqui: “Os meus fantasmas tornaram minha solidão um vício e minha solução, um status quo”.

Essa frase também é bem simbólica e de difícil entendimento, provavelmente ele quis dizer que a solução para sua solidão foi se tornar um artista, um músico notado e famoso, que passou a ser considerado por todos!

Status quo é isso, o que está na mídia, nos jornais, na boca do povo! O Raul nunca se preocupou com essas coisas, era autêntico, vivia pelo coração, confiava nas suas intuições.

A frase desta música do Raul é genial por se tratar disso! Só existe uma porta que tem coração, mas vale a pena demais seguir por ela, porque somente ela pode nos fazer PLENAMENTE FELIZES.

É possível associar essa frase da música até mesmo com uma lindíssima passagem bíblica na qual Jesus diz isso aqui: “Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho” – Mt 7: 13.

Incrível não é mesmo? Veja só a relação desta frase da bíblia com essa da música “Meu amigo Pedro”

“Todos os caminhos são iguais. O que leva à glória ou à perdição. Há tantos caminhos, tantas portas. Mas somente um tem coração”

Não é à toa que repito por aqui que o Raul e Jesus Cristo falavam a mesma língua e transmitiram mensagens muito semelhantes. A diferença é que o Raul tinha um jeitão maluco, irreverente e adorava uma birita! Rsrsrsrs

Sugestão de leitura: Jesus Cristo e Raul Seixas transmitiram a mesma mensagem

Antes de concluir! Quero dizer mais uma coisa que está implícita nesta frase. O caminho que tem coração é MUTÁVEL viu? O Raul dizia o tempo todo que era uma METAMORFOSE AMBULANTE, porque ele sabia como que a vida funciona!

No budismo nós aprendemos uma sabedoria incrível e profunda que diz assim: não existe nada fixo nem nada permanente…

Espero que você guarde bem essa mensagem!

O Raul sonhava em ser um monte de coisas. Não duvido nada que ele também sonhasse em ser um astronauta, pois o que ele falava sobre discos voadores e espaço sideral, não está no gibi!

Quando era criança e adolescente, ele queria ser ESCRITOR, mas viu que não conseguiria chegar tão longe por esse caminho. Pensava em ser ator também, e até conseguiu, pois ele se transformava quando subia no palco!

Percebe? Ele mudava constantemente! E é possível ver isso até nas suas composições, ele compôs rock pesado, blues, pop, country, músicas românticas, fúnebres, forró, músicas com vibe mais religiosa e transcendente, músicas depressivas! Nossa! É uma mistura incrível!

Essa mistura aconteceu porque ele seguiu o coração sempre, do começo ao fim da sua vida! Sem amarras, sem condicionamentos, sem medos!

Nesse dia, quero lhe convidar a também ser um pouco mais CORAJOSO e seguir por esse caminho, por essa porta que tem coração. Vamos? Eu acredito em você, assim como o mestre Raulzito também!

 

Há tantos caminhos, tantas portas

Um comentário sobre “Há tantos caminhos, tantas portas

  1. Anajulia disse:

    Parabéns pelo texto , citações e referências positivas. Acredito que tudo que fizermos com o coração limpo e aberto dará certo um dia. Ainda bem que nada é permanente, que haja sempre esta possibilidade de mudanças e que seja sempre pra melhor e com coragem. Coloquei como favoritos e acompanharei outros posts

Deixe um comentário